18.1.07

Coleção PIACABA - UBIRAJARA RIBEIRO


UBIRAJARA RIBEIRO (1930 - 2002)
Ubirajara Motta Lima Ribeiro, Arquiteto, desenhista, gravurista, artista gráfico, pintor, aquarelista e professor. Forma-se em 1954 pela Faculdade de Arquitetura da Universidade Mackenzie. Faz curso de arte com Vicente Mecozzi, Pedro Corona, João Rossi e Waldemar da Costa. Em 1956 muda-se para Salvador e estuda gravura com Mario Cravo Júnior na Escola de Belas Artes da Universidade da Bahia. Viaja para a França com o prêmio viagem ao estrangeiro concedido pelo Petit Salon da Maison de France. Na década de 60, participa dos movimentos de vanguarda, integra o grupo dos cinco arquitetos-pintores com Maurício Nogueira Lima, Flávio Império, Sérgio Ferro e Samuel Szpigel e inicia carreira como professor. Leciona na Faculdade de Arquitetura da Universidade Mackenzie e na Faap, entre outras instituições. Até meados da década de 70 desenvolve intensa atividade na área de arquitetura. Em 1972 tem aulas de gravura em metal com Evandro Carlos Jardim na USP. Em 1977, recebe da Associação Paulista de Críticos de Arte prêmio de melhor gravador do ano, e, em 1980, prêmio de pesquisa. Em 1991 recebe prêmio de melhor evento do ano por participação em Homenagem à Avenida Paulista, na Galeria Sesc Paulista

A obra tem 48X62 cm, e é intitulada ROSA DO POVO , da série HISTÓRIA DA ROSA . Esta é HR3. Na foto acima detalhe da obra, onde se vê uma pétala de ROSA VERMELHA ,colada . O trabalho é de tecnica mixta, sobre duratex.

Datada de 1964, foi exposta em sua primeira exposição INDIVIDUAL, na SETA GARELIA DE ARTE de São Paulo, no ano de 1964. Foi lá que adquiri êsse trabalho, do então jovem e promissor arquiteto, e artista plástico UBIRAJARA RIBEIRO.

Curiosidades dessa obra, entre todas da mesma série: HISTÓRIA DA ROSA, identificadas ,cada uma, com uma pétala de rosa, era o fato de 1964 ter sido um ano, politicamente conturbado, e poucos artistas se aventuravam a tocar no tema. Aí se lê: JANIO, UDN, A MARIA BISCATE, EU JÁ COMI, na imagem anterior, logo acima: ZÉ AMA, todas inscrições de um suposto muro com suas pichações eleitorais e de grafiteiros da época!
No verso da obra ASSINATURA e nome da série, e do trabalho em questão.

Foto do artista em publicação antiga.

4 comentários:

Sonia disse...

Ótimo post! Tive o prazer de ver algumas de suas exposições!

gugala disse...

Belo trabalho. Belíssimo

Eduardo disse...

Sonia, e eu o previlégio, de com 21 anos de idade, detectar o artista que surgia!E condições de adquirir!

Eduardo disse...

Bom, né Guga!Foi um dos , senão o primeiro trabalho, que comprei na vida. Em três parcelas, do antigo CRUZEIRO.

AS POSTAGENS ANTERIORES ESTÃO NO ARQUIVO AÍ NO LADINHO >>>>>

.

Only select images that you have confirmed that you have the license to use.

Falaram do Varal:

"...o Varal de Ideias é uma referência de como um blog deve ser ." Agnnes

(Caminhos e Atalhos, no mundo dos blogs)

..."parabéns pelo teu exemplo de como realmente se faz um blog...ou melhor tantos e sempre outstandings...".
(Vi Leardi )

Leiam também:

Leiam também:
Click na imagem para conhecer

varal no twitter

Não vá perder sua hora....

Blog não é tudo, tudo é a falta do blog ....
( Peri S.C. adaptando uma frase do Millôr )
" BLOG É A MAIOR DAS VERTIGENS DA SUBJETIVIDADE " - Maria Elisa Guimarães, MEG ( Sub-rosa )