16.3.09

GABIROBA em flor, na PIACABA

Para quem mora no Brasil, Guabiroba ou Gabiroba ou ainda Gabirova, não é um nome estranho, embora o fruto nunca devam ter provado. Mas quem mora na Europa, essa frutinha exótica deve ser uma novidade. Tenho um pé de Gabiroba ao lado da escada de entrada da Piacaba, e esta florida, e cheia de abelhas fazendo a polinização. Caim as pequenas pétalas que mais parece neve do deck da escada! A natureza em sua plenitude!
Clickem na imagem para ver em detalhes. Fotos E.P.L. - Março 2009

19 comentários:

Dona Sra. Urtigão disse...

Linda. É comestivel? a fruta parece com que ?

Eduardo P.L disse...

Dona,

comestível, ótima para fazer doce, e são do tamanho de uma Jaboticaba das graudas!

claudio boczon disse...

Gabiroba é o que há!!!!

Na colónha a gente conhece por "gavirova"

Dilíça!!!

sem falar que o chá de suas folhas é tiro-e-queda para quando bate um piriri.

Fernando Zanforlin disse...

Poxa, que bacana. faz mais de 40 anos que não como uma gabiroba. Fruta da minha infância pelas fazendas de Minas Gerias. Nunca vi tão florida.
GC,m pela folha parece-me araça, bem como a flor.
Ƨs.

Georgia disse...

Edu, nao conheco e nunca vi.

Agora fiquei curiosa para provar o fruto.

Abracos

Maria Augusta disse...

Eduardo, não sabia que existia, apesar de ter morado no Brasil, pensei que gabiroba queria dizer "abobrinhas".
Muito legal!
Abraços.

expressodalinha disse...

E como a gabiroba é do tamanho da jaboticaba, presumo que esta seja igual a um bacalhau com asas...

Jorge C. Reis disse...

Que belas imagens Eduardo.
Talvez um dia eu venha a provar o fruto.
Um abraço

Eduardo P.L disse...

Fernando, quem me informou ser Gabiroba foi a Paulinha, minha mulher, que disse conhecer porque sua mãe fazia doce com eles! Mas eu não ponho a mão no fogo, que não seja ARAÇA. Mas como os dois são silvestres, e ninguém conhece, vamos ficar com um ou com o outro. assim não há erro!

Fernando Zanforlin disse...

GC, m quando frutificar tire fotos: fruta verde, fruta madura, e cortada ao meio, assim poderemos dizer qual fruta é. Como é da família das Mirtaceaes, como as goiabas, araça, gabiroba, etc as vezes as frutas mais exóticas são confundidas.
∆ßs e até lá.

Eduardo P.L disse...

Fernando, COMBINADO!Farei isso!

Eduardo P.L disse...

Claudio,

Georgia,

Maria Augusta,

Jorge,

Jorge C. R,

agora estamos na dúvida se será Araça ou Gabiroba! Mas são parentas e que se entendam...srsrs

Obrigado pelos comentários!

Meire disse...

Gabiroba para mim tem sabor de infancia...

Lizete Vicari disse...

Que delícia Eduardo!
Tu sabias que os nativos por aquí a chamam também de Sete capótes?
Para quem não a conhece digo, é quase uma mini goiaba só que mais deliciosa, e a flor tem aroma de mel.
Vou lá quando estivrem maduras! rsssss
bj lili

Anônimo disse...

qeria saber como eu consegueria umas sementes de gabiroba , comi muito quando era criança , ja se faz mais de 25 anos q não soboreio uma ,se alguem poder me arruma as sementes eu agradeço , meu email é ps2006@ig.com.br , abrigado

Silvana disse...

tem como cultivar em clima frio?esata fruta e muito gostosa eu adoraria ter uns pes em minha casa mais aonde moro e bem frio.como devo fazer para ter ela en casa?por favor c vcs souberem me informen desde ja obgado

Maria disse...

Estou a procura dessa frutinha para matar a saudade, mas não encontro. Meus parabéns pela árvores em seu quintal.
Encontrei na net, fotos das frutinhas.
http://images.google.com.br/images?q=gabirova&oe=utf-8&rls=org.mozilla:pt-BR:official&client=firefox-a&um=1&ie=UTF-8&sa=N&hl=pt-BR&tab=wi

jurica disse...

Ai que saudade que eu tenho da aurora da minha vida ... da Gabiroba querida... sabor que não esqueço.

jurica disse...

Ai que saudade que eu tenho da aurora da minha vida ... da Gabiroba querida... sabor que não esqueço.

AS POSTAGENS ANTERIORES ESTÃO NO ARQUIVO AÍ NO LADINHO >>>>>

.

Only select images that you have confirmed that you have the license to use.

Falaram do Varal:

"...o Varal de Ideias é uma referência de como um blog deve ser ." Agnnes

(Caminhos e Atalhos, no mundo dos blogs)

..."parabéns pelo teu exemplo de como realmente se faz um blog...ou melhor tantos e sempre outstandings...".
(Vi Leardi )

Leiam também:

Leiam também:
Click na imagem para conhecer

varal no twitter

Não vá perder sua hora....

Blog não é tudo, tudo é a falta do blog ....
( Peri S.C. adaptando uma frase do Millôr )
" BLOG É A MAIOR DAS VERTIGENS DA SUBJETIVIDADE " - Maria Elisa Guimarães, MEG ( Sub-rosa )