10.3.14

Crônica diária

Desde junho de 2007 mantenho um blog com esse nome. Muita gente até hoje não sabe o que significa um ponto de Chapa. Muita gente já viu, mas não sabe o que é. Esta semana dei mais uma entrevista sobre meu blog e os chapas. Desta vez foi para a Revista Exame (Jornalista Marina). O blog tinha pouco tempo de vida quando em Setembro de 2007 a Revista G1 do Portal de notícias da Globo fez uma matéria sobre Chapa e nos entrevistou. Depois foram várias entrevistas dadas a alunos, que fizeram dos chapas, suas teses ou matérias escolares. Mas o assunto ainda é pouco conhecido. Apesar do blog receber cinco visitas por dia, e por lá já terem passado mais de 27631 visitas, continua desconhecido. E para quem não sabe Chapa é o ponto de indivíduos que se postam nas margens das rodovias, e acesso às cidades, para orientar ou ajudar os motoristas de caminhão nas cargas e descargas. Há chapas pelo Brasil todo. E meu interesse por essa gente nunca foi laboral, social, ou de qualquer outra espécie, ao contrário do que pensam os jornalistas que me procuram. Me interessei pelos chapas visualmente. Há cerca de trinta anos tive a ideia de fazer um livro de fotografias retratando os chapas brasileiros. Enquanto o livro não sai, fui postando as fotos no blog. O blog já tem sete anos, e o projeto do livro esta longe de ser concretizado. Como na vida incerta dos chapas, a esperança e os sonhos são os últimos a acabar. (http://chapabrasil.blogspot.com.br/)

2 comentários:

João Menéres disse...

Não estou certo se alguma vez visitei este seu blogue.
Mas acompanhei todas as postagens dos CHAPAS no Varal de Idéias !
E o projecto do livro é muito interessante.
Naturalmente que a reprodução das imagens torna a edição mais honerosa, mas os textos que acompanhariam cada ilustração seriam uma significativa mais valia e o livro terá uma procura de muitas pessoas interessadas na vida real das rodovias. Pense nisso, Eduardo !
Não deixe esse projecto de há três décadas no fundo da arca.

Jorge Pinheiro disse...

Concordo com o João. Seria muito interessante um livro com entrevistas aos próprios Chapas (não sei se as teses já incluem isso, mas normalmente tese é chata para caramba. Um livro mais ligeiro é o que o pessoal gosta. Eu vi os Chapas quando estive com o Eduardo e é coisa muito brasileira.

AS POSTAGENS ANTERIORES ESTÃO NO ARQUIVO AÍ NO LADINHO >>>>>

.

Only select images that you have confirmed that you have the license to use.

Falaram do Varal:

"...o Varal de Ideias é uma referência de como um blog deve ser ." Agnnes

(Caminhos e Atalhos, no mundo dos blogs)

..."parabéns pelo teu exemplo de como realmente se faz um blog...ou melhor tantos e sempre outstandings...".
(Vi Leardi )

Leiam também:

Leiam também:
Click na imagem para conhecer

varal no twitter

Não vá perder sua hora....

Blog não é tudo, tudo é a falta do blog ....
( Peri S.C. adaptando uma frase do Millôr )
" BLOG É A MAIOR DAS VERTIGENS DA SUBJETIVIDADE " - Maria Elisa Guimarães, MEG ( Sub-rosa )