11.8.17

Crônica diária

O mal de todos os males

O Leonardo ligou-me para dizer que também começou a ler “A Flor da Inglaterra” do George Orwell, por influência minha. Perguntei se estava gostando. Leonardo pigarreou, houve um espaço de silêncio mais longo do que o normal, finalmente disse: “É pra isso que estou ligando”. Outro pigarro, e continuou: “Diferente de você que achou graça na aspidistra, e na camisa da lamparina, estou adorando o ódio que o Gordon, personagem principal, nutre pelo dinheiro. É maravilhosa a filosofia que desenvolve contra “o mal de todos os males”. O dinheiro.” Respondi: é verdade, pretendo ainda escrever sobre isso. E o Leonardo continuou: “estou absolutamente de acordo com o Gordon. Toda minha infelicidade é gerada pelo cargo de Ministro da Fazenda, aqui em casa. Sou obrigado a administrar receitas decrescentes e demandas e despesas que só fazem aumentar. Descontento a todos meus dependentes, e com isso fico deprimido. A causa é sempre o maldito dinheiro. Ainda esta semana fui obrigado a fingir que não li um pedido, no in box do Facebook,  de um valor irrisório, para não ter o dissabor de nega-lo. O filho, que não conheço, de um funcionário, de um dos colégios que estudei, já havia me pedido dinheiro no passado. Na ocasião, constrangido e contrariado com a situação, mandei. E esperava com isso gratidão eterna. Passados dois anos outro pedido, e tenho absoluta certeza que vai me odiar por não ter atendido. De quem é a culpa? Do dinheiro. Maldito dinheiro.” E se não interrompo o Leonardo iria continuar sua indignação por muito tempo. Então eu disse: que bom que esta gostando do livro.  

4 comentários:

João Menéres disse...

Estou certo que há dias li esta crónica.
Terá sido no DANCE COMIGO ?

Eduardo P.L. disse...

Esta errado, João. Leonardo aparece em muitas crônicas e por isso essa sua impressão. Essa é nova.

Jorge Pinheiro disse...

O dinheiro foi uma das maiores invenções do homem.

João Menéres disse...

Como ando a reler o livro...

AS POSTAGENS ANTERIORES ESTÃO NO ARQUIVO AÍ NO LADINHO >>>>>

.

Only select images that you have confirmed that you have the license to use.

Falaram do Varal:

"...o Varal de Ideias é uma referência de como um blog deve ser ." Agnnes

(Caminhos e Atalhos, no mundo dos blogs)

..."parabéns pelo teu exemplo de como realmente se faz um blog...ou melhor tantos e sempre outstandings...".
(Vi Leardi )

Leiam também:

Leiam também:
Click na imagem para conhecer

varal no twitter

Não vá perder sua hora....

Blog não é tudo, tudo é a falta do blog ....
( Peri S.C. adaptando uma frase do Millôr )
" BLOG É A MAIOR DAS VERTIGENS DA SUBJETIVIDADE " - Maria Elisa Guimarães, MEG ( Sub-rosa )